Obras Sustentáveis

Obras sustentáveis, como praticar? Veja nossas dicas

Falar em obras sustentáveis em meio a tantas campanhas com o intuito de propagar a prática e a conscientização da preservação da natureza, parece até clichê, mas é muito importante se falar sobre isso e cabe a todos um papel muito importante nesta empreitada. Sendo assim, diante da urbanização dos dias atuais, onde o verde é quase encontrado “à lupa”, resta apenas um ato aceitável de toda a humanidade: contribuir para a sustentabilidade de nosso planeta.

Sendo assim, dentre os mais variados meios, principalmente ao se realizar uma obra na construção civil, deve destacar-se o empreendimento sustentável, que ensina, adverte, economiza e preserva. Com isso, nada melhor do que servir-se de preciosas dicas de sustentabilidade em sua construção. Vamos lá?

Canteiros de obras sustentáveis

Em primeiro lugar, deve-se trabalhar a conscientização dos operários da construção civil neste empreendimento de sustentabilidade, por meio de palestras e advertências, a fim de evitar desperdícios.

Muitas vezes em construções, os materiais não são valorizados – produz-se concreto em excesso, acabamentos são mal manuseados… ou seja, diversos descuidos contribuem para o desperdício de materiais não recicláveis que serão descartados na natureza. Por isso é necessário que todos os envolvidos em uma obra tenham uma visão sustentável do início ao fim, de modo à contribuir  para preservação do meio ambiente e para a qualidade de vida da sociedade.

Sendo assim, a obra sustentável deve valer-se de cálculos na utilização de concreto, por exemplo, e também prezar todo o material utilizado, guardando-os em condições adequadas, para que se evitem perdas e desperdícios.

Servir-se de materiais reciclados

Hoje em dia a reciclagem tem um papel sustentável fundamental na preservação de recursos e, por incrível que pareça, a engenharia civil também pode aplicá-la em seus projetos.

A sustentabilidade permite que se utilize nas obras,  esquadrias, tijolos e pisos recicláveis, além de se poder reutilizar sobras de outras obras. Do mesmo modo, possibilita servir-se de lixos urbanos e de indústrias nesta campanha de reciclagem.

Dentro da própria obra tem como reutilizar materiais usando sobras, sem desperdiçá-los por descuido de preservação ou de inutilização.

Como aproveitar os recursos naturais em obras sustentáveis?

Atualmente um dos grandes desperdícios, que tem feito tanto mal à natureza é a má utilização da energia. Sendo assim, um dos principais desafios em uma obra é servir-se de engenhosidade suficiente para saber aproveitar ao máximo os recursos naturais.

Ou seja, deve-se estudar os meios mais eficazes, descobrindo tudo o que será melhor para a sustentabilidade em uma construção. Por exemplo, a fim de evitar que a natureza seja prejudicada – ou ao menos poupar um pouco a ação do homem neste ato – pode-se em uma construção criar condições para isso ao posicionar uma janela onde a claridade entra com mais facilidade, ao fazer clarabóias que permitem utilizar-se da iluminação natural durante o dia, ao colocar placas de energia solar…

Também em uma construção sustentável deve-se utilizar de métodos de economia de água, criando sistemas de captação por meio de calhas e reservatórios, para depois servir-se da água reservada para limpeza de áreas externas.

As cores nas construções também têm um papel crucial em obras sustentáveis

Até mesmo por meio das cores você pode executar um papel sustentável em sua obra, servindo de cores claras nas tintas e no material utilizado no acabamento da construção.

Com isso, você proporcionará ao ambiente um melhor aproveitamento, tanto da luz natural, quanto da artificial, economizando lâmpadas ao utilizar a energia elétrica.

Seja a favor do verde

Reservar um lugar para o verde em seu empreendimento sustentável pode trazer grandes resultados. Diante da urbanização, onde tudo é cinza, as pessoas muitas vezes se esquecem da importância da natureza e do descanso ocular que ela proporciona. Por isso, é primordial que se lembre que a natureza existe e de seu papel fundamental na vida dos seres humanos, pode ser uma grande atitude sustentável.

Valendo-se dessas grandes dicas, você terá um grande papel na história da preservação ambiental.

Pior do que errar é não valorizar o que se perdeu, lutando pela reconquista.

Talvez essa seja uma tarefa difícil, mas desde que haja vontade e dedicação, metade da conquista está garantida e a natureza pode ser renovada e agradece!

Até a Próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *