Reestruturar Sua Empresa Financeiramente

10 dicas para reestruturar sua empresa financeiramente!

Em momentos de crise como este vivido pelo país em todos os setores da economia, não é difícil ver muitas empresas fecharem suas portas dando adeus ao sonho empresarial.

Isso acontece, na grande maioria dos casos, por uma falta de preparo do empresário em manter suas finanças cautelosamente controladas e administradas de modo a gerir recursos necessários de sobrevivência.

O setor financeiro de uma empresa é o que bombeia recursos para que a mesma consiga sobreviver e com isso, se torna imprescindível mantê-lo saudável de modo a prover melhorias para a organização.

No entanto, quando esse setor por algum motivo se desequilibra, as chances de toda a empresa vir a sofrer com esse desequilíbrio ainda que mínimo, são enormes e muito preocupantes.

Se você se identificou com esse desequilíbrio financeiro e quer saber como reestruturar a sua empresa financeiramente, então algumas dicas podem te auxiliar:

Dica 01: Identifique os erros

Identificar onde se está errando é sempre o primeiro passo para corrigir qualquer problema.

Isso porque é necessário primeiro identificar quais os procedimentos estão sendo adotados de modo errôneo e atribuir correções para os mesmos e assim obter resultados assertivos.

Dica 02: Separe as finanças

Um dos principais erros do micro e pequeno empresário é não separar os gastos pessoais dos gastos empresariais. Isso acontece pela liberdade e fácil acesso ao dinheiro de seu negócio.

No entanto, saber separar o “joio do trigo” é importante para ter controle do ganho de modo separado, principalmente para não descapitalizar o seu negócio.

Dica 03: Contabilize tudo

Contabilizar cada centavo é importante para fechar as contas no fim do mês. Principalmente nos negócios, onde a obtenção de lucro é o objetivo principal, não deixar nenhum valor passar batido é imprescindível para demonstração das aplicações e resultado do faturamento mensal.

Dica 04: Realize corte de gastos

Cortar os principais gastos que envolvem desnecessidades é um importante passo para sobreviver a momentos críticos.

Analise os gastos, encontre onde os mesmos estão sendo desnecessários e trabalhe para não cometer mais os mesmos erros. Instrua a equipe de trabalho a colaborar na correção dos principais erros encontrados.

Dica 05: Renegocie suas dívidas

Quando se fala em dívidas, logo se entende que as mesmas, enquanto abertas estão sucessíveis de juros e correções. Com isso, não as controlar é permitir que sua vida financeira vire uma verdadeira bagunça.

Não se permita errar no processo de reestruturação, negocie e renegocie suas dívidas se necessário para evitar acúmulo de valores desnecessários e assim gerar ainda mais prejuízos.

Dica 06: Administre cautelosamente seu fluxo de caixa

Administrar o fluxo de caixa diariamente é importante para se ter controle da situação.

Com isso mantenha sempre uma rotina de checar e tirar dúvidas sobre possíveis movimentações, evitando ao máximo a liberação de valores de modo mal aplicado.

Dica 07: Integre os setores da sua empresa

Trabalhar com uma equipe eficiente é ter maior eficiência nos resultados. Do mesmo modo trabalhar com pessoas desorganizadas, despreparadas ou ainda mal alocadas pode trazer grandes prejuízos à organização.

Então fique atento sempre à sua equipe e integre os setores de modo eficiente em busca de melhores resultados.

Dica 08: Planeje cada passo

Planejar cada passo é importante para prover melhorias e cautelosamente alcançá-las.

Com isso, antes de fazer uma dívida, analise a necessidade, os recursos, a viabilidade, o tempo comprometido e tudo o que envolve a decisão de iniciar novos investimentos.

Dica 09: Esteja sempre atento a momentos de crise

Não adianta fingir que a situação é momentânea e que quando corrigida estará tudo sobre controle.

Não é bem assim que funcionam as coisas no mundo empresarial. Estar sempre atento a qualquer sinal de crise pode salvar qualquer negócio pois antecipando a situação haverá um tempo hábil para agir sobre ela com um Plano de Contenção.

Dica 10: Tenha sempre como parceiro um profissional contábil

O profissional contábil é sem dúvidas o parceiro ideal da gestão financeira de qualquer negócio.

Acreditar estar capacitado para administrar financeiramente sozinho o próprio negócio e deixar de lado a busca por esse profissional é colocar em risco o sucesso de qualquer empresa.

Atualmente, os escritórios de contabilidade têm se mostrado cada vez mais eficientes e necessários para estruturar qualquer empresa, em qualquer segmento, trabalhando até de modo personalizado, isto, voltado especificamente às necessidades específicas do seu nicho de atuação ou segmento de mercado.

Viu só? Não é nada complicado melhorar as finanças de sua empresa e aumentar a lucratividade do seu negócio. Basta enxergar a necessidade, ser resiliente e seguir essas dicas. Temos certeza que as mesmas, se aplicadas, cairão como uma luva à sua rotina.

Agora é só começar os trabalhos e ótimos negócios!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *