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Os desafios das vendas omnichannel na contabilidade

As vendas omnichannel na contabilidade geram desafios a serem superados. Hoje, é fundamental que os escritórios contábeis se adaptem ao dinamismo das novas formas de fazer negócios. Acima de tudo, estar preparado para o mundo corporativo globalizado e multicanal.

Apesar de toda importância, pairam muitas dúvidas sobre o que muda com estratégias multicanais dentro do contexto contábil. De forma resumida, a excelência contábil se torna mais urgente, porque a conciliação de vendas em diferentes frentes precisa acontecer para que exista sinergia nos diferentes pontos de contato e vendas da empresa.

Afinal, imagine que, entre os diferentes canais de vendas, as conversões feitas pelo telefone não entram nas escriturações. Isso cria um déficit que inevitavelmente prejudicará a empresa no futuro! Para que esse cenário não aconteça, a contabilidade omnichannel deve ter seu papel destacado.

Neste conteúdo, a Sox Consult explica o que são as vendas omnichannel na contabilidade, apontando desafios a serem superados nos próximos anos!

O que são vendas omnichannel?

As vendas omnichannel consideram a possibilidade de venda em todos os pontos de contato de uma marca. Isto é, você realiza vendas por meio do site, do ponto físico, por telefone, via Facebook e WhatsApp, e-mail, entre outras tantas possibilidades.

Hoje, as vendas de multicanalidade chamam atenção por possibilitar vendas a qualquer momento e até mesmo em qualquer lugar. Contudo, por se tratar de receita, deve-se ter atenção às demandas contábeis que surgem a partir disso.

Como as vendas omnichannel afetam a contabilidade?

As vendas omnichannel na contabilidade consideram o processo de conciliação e quantificação de todas receitas, independente do ponto de contato da marca. Assim, todos os processos concluídos precisam estar em conformidade com as demonstrações contábeis.

Sem dúvida alguma, a multicanalidade afeta as demandas contábeis na hora de apurar as receitas da empresa. Especialmente em negócios com vendas B2C em alto volume e também em empresas B2B com vendas internacionais, cumprir tantas obrigações se torna uma demanda complexa.

De forma consistente, você precisa acompanhar as vendas originadas em diferentes sistemas e plataformas, centralizando-as em um só lugar. No caso das vendas internacionais, essa divisão também precisa considerar a região de quem iniciou e concluiu o processo de conversão.

As vendas omnichannel na contabilidade e seus desafios

As vendas multicanalidade têm desafios a serem superados, principalmente na área contábil. Abaixo, veja as principais questões que devem ser consideradas!

1. Relatórios fiscais entre canais

Cada canal de vendas e região precisa estar conciliado com as receitas da empresa. Dessa forma, evita-se o descontrole e as apurações equivocadas.

2. Investimento em tecnologia

Embora a ideia de vender em qualquer ponto de contato da marca seja boa, é necessário que a sua gestão contábil acompanhe esse novo passo. Para isso, o investimento em tecnologia se mostra imprescindível.

3. Controle centralizado do inventário entre canais

Todos os canais devem ter um estoque alinhado. Portanto, o controle omnichannel precisa ser centralizado, acompanhando entradas e saídas em um só lugar.

4. Auditoria cross-channel

Como o próprio nome sugere, a auditoria cross-channel verifica a conciliação das informações entre os diferentes canais de vendas. Embora demande tempo, esse cuidado evita inconsistências nas futuras entregas e apurações.

Como fazer a contabilidade omnichannel?

Para fazer a contabilidade omnichannel, confie nos especialistas da Sox Consult. Aqui, você e a sua empresa encontram tecnologia e experiência para apurar, gerir e conciliar as vendas de diferentes canais.

Entre em contato e saiba mais!

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