Os desafios das vendas omnichannel na contabilidade
As vendas omnichannel na contabilidade geram desafios a serem superados. Hoje, é fundamental que os escritórios contábeis se adaptem ao dinamismo das novas formas de fazer negócios. Acima de tudo, estar preparado para o mundo corporativo globalizado e multicanal.
Apesar de toda importância, pairam muitas dúvidas sobre o que muda com estratégias multicanais dentro do contexto contábil. De forma resumida, a excelência contábil se torna mais urgente, porque a conciliação de vendas em diferentes frentes precisa acontecer para que exista sinergia nos diferentes pontos de contato e vendas da empresa.
Afinal, imagine que, entre os diferentes canais de vendas, as conversões feitas pelo telefone não entram nas escriturações. Isso cria um déficit que inevitavelmente prejudicará a empresa no futuro! Para que esse cenário não aconteça, a contabilidade omnichannel deve ter seu papel destacado.
Neste conteúdo, a Sox Consult explica o que são as vendas omnichannel na contabilidade, apontando desafios a serem superados nos próximos anos!
O que são vendas omnichannel?
As vendas omnichannel consideram a possibilidade de venda em todos os pontos de contato de uma marca. Isto é, você realiza vendas por meio do site, do ponto físico, por telefone, via Facebook e WhatsApp, e-mail, entre outras tantas possibilidades.
Hoje, as vendas de multicanalidade chamam atenção por possibilitar vendas a qualquer momento e até mesmo em qualquer lugar. Contudo, por se tratar de receita, deve-se ter atenção às demandas contábeis que surgem a partir disso.
Como as vendas omnichannel afetam a contabilidade?
As vendas omnichannel na contabilidade consideram o processo de conciliação e quantificação de todas receitas, independente do ponto de contato da marca. Assim, todos os processos concluídos precisam estar em conformidade com as demonstrações contábeis.
Sem dúvida alguma, a multicanalidade afeta as demandas contábeis na hora de apurar as receitas da empresa. Especialmente em negócios com vendas B2C em alto volume e também em empresas B2B com vendas internacionais, cumprir tantas obrigações se torna uma demanda complexa.
De forma consistente, você precisa acompanhar as vendas originadas em diferentes sistemas e plataformas, centralizando-as em um só lugar. No caso das vendas internacionais, essa divisão também precisa considerar a região de quem iniciou e concluiu o processo de conversão.
As vendas omnichannel na contabilidade e seus desafios
As vendas multicanalidade têm desafios a serem superados, principalmente na área contábil. Abaixo, veja as principais questões que devem ser consideradas!
1. Relatórios fiscais entre canais
Cada canal de vendas e região precisa estar conciliado com as receitas da empresa. Dessa forma, evita-se o descontrole e as apurações equivocadas.
2. Investimento em tecnologia
Embora a ideia de vender em qualquer ponto de contato da marca seja boa, é necessário que a sua gestão contábil acompanhe esse novo passo. Para isso, o investimento em tecnologia se mostra imprescindível.
3. Controle centralizado do inventário entre canais
Todos os canais devem ter um estoque alinhado. Portanto, o controle omnichannel precisa ser centralizado, acompanhando entradas e saídas em um só lugar.
4. Auditoria cross-channel
Como o próprio nome sugere, a auditoria cross-channel verifica a conciliação das informações entre os diferentes canais de vendas. Embora demande tempo, esse cuidado evita inconsistências nas futuras entregas e apurações.
Como fazer a contabilidade omnichannel?
Para fazer a contabilidade omnichannel, confie nos especialistas da Sox Consult. Aqui, você e a sua empresa encontram tecnologia e experiência para apurar, gerir e conciliar as vendas de diferentes canais.
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