Métodos ágeis na contabilidade – Veja como implementá-los
Os métodos ágeis na contabilidade aceleram processos e ao mesmo tempo ganham novos adeptos conforme o tempo passa. Desde a publicação do livro Scrum: a arte de fazer o dobro na metade do tempo, em 2019, a metodologia de gestão cresce a passos largos.
Especialmente em startups e empresas de tecnologia, a metodologia ágil, como o já mencionado Scrum e também o Kanban, costuma fazer parte do dia a dia. E como o próprio nome sugere, quando bem implementada, agiliza e reduz o tempo até um projeto ser entregue.
No entanto, como eles funcionam e podem ser aplicadas em processos contábeis? Para responder essa pergunta, preparamos este conteúdo inédito e explicamos o que é, como funciona e o porquê de implementar uma metodologia ágil na contabilidade. Para saber mais, fique conosco nesta leitura!
O que são métodos ágeis na contabilidade?
Os métodos ágeis na contabilidade consistem em técnicas de gestão de tarefas aplicadas no contexto das demandas contábeis. Contudo, ao invés de ter um backlog de pendências, como acontece no setor de tecnologia, as soluções aqui consideram o Kanban como a principal metodologia.
A metodologia Kanban considera soluções visuais para retratar projetos e solucionar problemas. Deste modo, o não cumprimento de uma entrega fiscal, por exemplo, fica claro ao gestor por ficar de fora do fluxograma de tarefas completas.
Hoje, o Kanban na contabilidade está presente e aparece atrelada com outras ferramentas, como é o caso dos sistemas ERP e de business intelligence. Na prática, essas duas soluções apresentam dados e gráficos relevantes. Por se tratar de um mecanismo visual, eles consideram o método ágil Kanban.
Como um método ágil na contabilidade funciona?
O método ágil na contabilidade pode utilizar diferentes soluções. Entre algumas alternativas de gestão, vale destacar o Kanban e o Scrum, sendo este último mais raro mas igualmente vantajoso.
No Kanban, as tarefas fazem parte de uma solução visual, como uma Estrutura Análitica de Projeto, sendo estruturado para que o contador e o gestor entendam o que falta antes de realizar a entrega de determinada obrigação acessória.
Por outro lado, o Scrum parte de um ponto de vista mais prático. Isto é, ao invés de ter um fluxograma visual, todas as tarefas ficam no backlog e são feitas em sprints, jornadas de trabalhos organizadas pelo Scrum Master. Esse tipo de gestão costuma fazer parte de startups e escritórios de tecnologia. Mesmo assim, pode acontecer de algum escritório contábil dar uma chance.
Passo a passo para implementar métodos ágeis na contabilidade
É possível implementar métodos ágeis na contabilidade graças aos últimos avanços da transformação digital. Entre as formas de gestão, a melhor e mais recomendada está no uso de ferramentas visuais para interpretar e gerir tarefas, usando o Kanban.
Porém, ao invés de criar gráficos e muitos organogramas, vale a pena conhecer as ferramentas automatizadas na contabilidade, adicionando recursos valiosos de gestão ágil. A sua implementação pode ser feita com sistemas ERP, que já agregam o Kanban nas ferramentas disponibilizadas.
Caso queira entender melhor e ver como os métodos ágeis na contabilidade podem ser usados na prática, entre em contato. O nosso time ficará feliz em ajudá-lo!