Você finalmente tomou a decisão. Depois de passar longos anos trabalhando para os outros, agora quer ser empreendedor e deseja abrir uma empresa de engenharia!
De fato, muitos brasileiros estão tomando essa iniciativa, e apesar do país ainda estar passando por dificuldades econômicas, os diferenciais competitivos e empresariais tem contado muito ao favor das novas empresas que estão começando agora!
Mas antes de abrir uma empresa de engenharia é preciso analisar alguns pontos, para que a ansiedade ou falta de informação, não acabe prejudicando-o.
Portanto, a primeira pergunta que se pode fazer ao decidir abrir uma empresa de engenharia, tem a ver com o valor que se gasta para essa transação. Você tem ideia de quanto terá que investir?
Isso depende de alguns fatores, como:
- Tamanho da empresa.
- Estrutura do negócio.
- Localização.
- Estado.
- Entre outros que somente o contador pode calcular para que a precificação do montante, seja reunida de forma precisa.
- Custos iniciais para abrir um negócio de engenharia
A princípio você irá investir na para constituir a base física da empresa, e também nas despesas com toda a parte burocrática referente a abertura da sua empresa de engenharia, isto é, na contratação de uma assessoria contábil especializada, nos registros da empresa, taxas governamentais, alvará de funcionamento, etc.
Para começar um negócio, seja em que ramo for, é preciso de planejamento. Um plano de ação nesse sentido dará maior apoio para que o empreendimento possa conseguir força e destaque.
O auxílio de um contador, por exemplo, que possui grandes conhecimentos de tributação, formatos de empresas e taxas de cada região, ajuda muito ao empreendedor que ainda se sente perdido, ou que se sentirá mais seguro, por meio de um trabalho voltado a esse tipo de acompanhamento e instrução.
-
Pessoal, estrutura e investimento do negócio
A quantidade de contratados, irá depender do porte do negócio. Isso envolve também a capacidade de atendimento aos clientes. Quanto maior a empresa, maior cobertura ela deve ter para atender à diversos clientes.
Já com a parte estrutural é preciso definir alguns pontos, como:
- Foco da atividade.
- Tamanho da empresa/ espaço.
- Regiões de atendimento.
Essas são apenas algumas referências importantes, mas deve-se levar em consideração outros fatores, como os investimentos, dentre eles é preciso pontuar o que será necessário para a realização dos trabalhos, por meio de:
- Compra de equipamentos.
- Compra de softwares específicos.
-
Contabilizar os gastos que a empresa terá é vital
Todos os gastos fixos e variáveis deverão ser contabilizados, além disso é preciso considerar uma margem de 10 a 20% para o capital de giro, já que por meio desse limite, é possível ter maior controle a gestão financeira do negócio.
Nesse sentido há os custos, que são os gastos que a empresa tem e que são advindos da produção de um bem ou então da prestação de serviço. Também envolve aquelas despesas relacionadas ao objetivo de auferir receita e que estão associados a aluguel, gastos com materiais para a empresa ou escritório, energia, computadores e além disso há também:
- Pagamento de funcionários.
- Pagamento de fornecedores.
- Gastos com telefone, água, internet.
- Comissões.
- Juros bancários, multas, taxas, impostos…
Essa dica é válida porque te pontua bem o valor total de suas despesas.
Bem, como você pode ver a lista é grande e por isso se faz necessário ter um planejamento contábil realmente eficiente e engajado, para que dessa forma a empresa não venha a sofrer penalidades e prejuízos.
-
Reunindo documentações para a abertura da sua empresa de engenharia
Você precisará também de algumas documentações, inscrições e cadastros para conseguir abrir uma empresa de engenharia, como exemplo:
- CNPJ.
- Registro na junta comercial ou cartório,
- Inscrição do INSS.
- Receita Federal;
- Secretaria da Fazenda; (depende da atividade)
- Cadastro Municipal;
- Cadastro no no CREA;
- Cadastro Caixa Econômica;
- Alvará de funcionamento.
- RG e CPF – cópia autenticada
- comprovante de residência dos sócios
- IPTU atualizado do Imóvel – sede da empresa.
Para mais informações à respeito da abertura de sua empresa de engenharia, orientamos você a se consultar com uma assessoria contábil especializada em contabilidade para empresas de engenharia! Com certeza eles poderão tirar todas as suas dúvidas e lhe auxiliar em todo o processo da abertura do seu negócio.
Caso tenha dúvidas ou queira fazer algum comentário, sinta-se à vontade. Amamos interagir com você!
Até a próxima!