Recursos Disponíveis

Desperdício de dinheiro? Entenda como reduzir os custos da sua obra!

A engenharia civil é o ramo da engenharia que projeta, analisa riscos e fiscaliza o andamento das obras de construção civil.

Gerenciar tudo o que envolve uma obra não é tarefa nada fácil e requer muita precisão, agilidade, análises e tomada de decisões, afinal, por um descuido, tudo pode vir por terra abaixo.

Com isso cresce cada dia mais a necessidade a responsabilidade do bom gerenciamento para correta execução do projeto.

Em meio à crise, trabalhar com os recursos disponíveis é um cuidado obrigatório que os engenheiros têm que ter para o bom desempenho da evolução da obra. Isso é reflexo das dificuldades financeiras que assombra o país nos últimos anos.

Com isso o controle de custos passa a ter um importante papel no planejamento.

Planejando a construção

O controle de custos no gerenciamento da obra é um dos principais desafios de todo engenheiro civil.

Isso se dá pela necessidade de atendimento a um cronograma pré-estipulado e desenvolvido de acordo com a necessidade, prazo e qualidade do serviço à ser prestado.

De alguns anos para cá, houve uma complexidade nas obras, onde passaram a ser desempenhadas com auxílio de tecnologias desenvolvidas para tal, no entanto, que necessitam de mão de obra qualificada para o correto manuseio de seus equipamentos e confecção.

A tecnologia por sua vez, auxiliou também no processo de construção civil não apenas em maquinários para o desenvolvimento físico da obra, mas trouxe softwares para análises e projeções de acordo com a necessidade a ser desempenhada.

Isso facilitou muito a vida dos engenheiros que passaram a ter maior controle e menos riscos a seus projetos, além de reduzir drasticamente os custos financeiros da obra.

Como reduzir os custos na obra?

Analisando tudo isso, é nítido perceber que alguns erros são fatalmente cometidos, comprometendo os custos do projeto. Pensando nisso, algumas dicas podem facilitar a analisar esses erros, e controlar esses custos.

Dica 01: Não se esqueça de gerenciar restrições

No plano de obras é importante sempre gerenciar as restrições para a sua execução. Gerenciar as restrições é estar atento à qualquer restrição que possa vir a impedir o bom andamento da obra.

Alguns problemas podem causar interferência no ambiente produtivo e causar transtornos ou impedimentos ao bom andamento da obra, além de claro, gerar desperdícios e aumentar o custo do projeto.

É muito importante estar sempre atento a possíveis condições que possam interferir em qualquer etapa do processo até sua fiel conclusão.

Dica 02: Adote sempre mão de obra qualificada

Em meio aos avanços tecnológicos não dá para acreditar que qualquer um é capaz de desempenhar um bom papel mesmo com tantas facilitações.

É importante manter a qualificação necessária para desempenho de determinada função, contratando colaboradores capacitados para tal.

Uma mão de obra despreparada pode trazer sérios transtornos sendo considerado o menor deles, o desperdício. Porém, custos desnecessários por despreparo operacional, pode inviabilizar a obra financeiramente.

Dica 03: Gaste tempo planejando

Muitos engenheiros, na ânsia de produzir logo seu projeto, acreditam que já conhecem mais ou menos como funciona todas as demandas e dedicam pouco tempo a planejar.

Isso é um erro enorme! Cada obra tem sua particularidade e deve ser analisada pautadamente. A falha no planejamento traz, com certeza, vários gastos com correções na edificação. O planejamento é uma das melhores formas de reduzir os custos de sua obra.

Dica 04: Analisar a logística é fundamental

Analisar a logística pode trazer reduções bruscas no orçamento da obra. Infelizmente este é um processo esquecido por muitos engenheiros e arquitetos no planejamento das mesmas.

Analisar os pontos de saída, circulação e estacionamento dos veículos de trabalho como caminhões e tratores, auxilia na redução dos custos de logística, melhora o fluxo de trabalho e o tempo produtivo de cada trabalhador.

Além disso, é importante analisar os locais de estoque de material e acessibilidade, facilitando assim o processo logístico e menor tempo perdido no processo, trazendo maior eficiência ao mesmo.

Dica 05: Esteja alinhado dia a dia com a contabilidade da obra

Não se deixe perder em meios aos custos. É importante ter o controle contábil de toda a obra à todo momento para se evitar surpresas.

Os custos são muitos e rotineiros, com isso contar com um bom escritório de contabilidade é essencial para controle das finanças.

Não perca o controle da sua obra! Coloque essas dicas em prática e faça da sua obra um empreendimento de sucesso desde a construção!

Até a próxima!

engenharia civil, recursos disponíveis, controle de custos, gerenciamento da obra, orçamento da obra, diminuição de custos,controle contábil, escritório de contabilidade, empreendimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.