Holdind Patrimonial

HOLDING PATRIMONIAL – VANTAGENS E DESVANTAGENS

A Holding Patrimonial é uma forma de proteção do patrimônio e antecipação da sucessão por meio da constituição de uma empresa. Pode ser uma boa alternativa para quem visa a blindagem patrimonial e evitar os transtornos do processo de inventário tradicional.

Seu objetivo é, basicamente, de facilitar a gestão dos bens familiares e gerar benefícios fiscais e sucessórios, salvaguardando o patrimônio e os interesses de uma pessoa física.

Holding Patrimonial

Deve-se ressaltar que não se trata de um tipo jurídico, pois a empresa poderá ser constituída sob forma de sociedade limitada ou sociedade anônima. O diferencial está em seu objeto social, que será a administração de bens próprios.


Elencamos 5 VANTAGENS da constituição de uma Holding Patrimonial:

1. DIMINUIÇÃO DE CONFLITOS FAMILIARES

A holding irá reunir e controlar todos os bens e direitos de uma família, o que facilita muito o procedimento de sucessão para as gerações futuras.

2. PROFISSIONALIZAÇÃO DA ATUAÇÃO DOS SÓCIOS

Os herdeiros adquirem a posição de sócios, e terão direito à distribuição de lucros independentemente da função desempenhada, estejam ou não trabalhando na empresa holding.

3. PROTEÇÃO CONTRA TERCEIROS

Na maioria dos casos, o instituidor transferirá aos seus herdeiros as quotas da holding, gravando-as com algumas cláusulas em seu favor, para o proporcionar segurança.

4. RESGUARDO CONTRA INSUCESSO DE RELACIONAMENTOS AMOROSOS

A holding patrimonial pode resolver problemas de ordem pessoal ou social, oriundos de casamentos, regime de bens e divórcios, que se tratados da forma comum, podem acarretar perdas irreparáveis àquele que tem melhor condição financeira.

5. BENEFÍCIOS TRIBUTÁRIOS

O planejamento sucessório por meio da formalização de uma holding patrimonial eliminará parte expressiva da carga tributária que incide regularmente sobre os processos de inventário e partilha.


Mas como tudo tem suas vantagens, também tem suas DESVANTAGENS.

Sobre isso, podemos dizer que a holding gera mais gastos, já que para esse tipo de empresa funcionar conforme o previsto é preciso da orientação de um contador e de um administrador de confiança para que seus bens sejam gerenciados sem que ocorram fraudes.

Veja mais sobre esse instrumento jurídico no vídeo abaixo.

 

Venha conhecer outros conteúdos em nosso site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *