17 SOX BLOG 1200x628

Blockchain: o futuro das transações e a contabilidade

Todas as transações contábeis e fiscais são construídas de modo que a falsificação de informações seja impossível, ou ao menos, bastante difícil de ocorrer. Porém, para que os sistemas existentes sejam à prova de manipulação, são necessárias uma série de verificações e mecanismos de controle de dados, o que afeta as transações diárias e os torna mais burocráticos.

O que é a tecnologia blockchain?

A tecnologia blockchain ocorre por meio de transações digitais impossíveis de serem falsificadas, permitindo que os processos de compartilhamento de informações sejam completa e eficientemente verificados. 

Todos os processos de compartilhamento de dados são totalmente rastreáveis no blockchain, inclusive os históricos, permitindo que se tornem à prova de manipulação.

A eficiência do blockchain ficou mundialmente conhecida por ser a tecnologia de registros de transações do bitcoin, a moeda digital mais utilizada ao redor do mundo.

Impactos do blockchain na contabilidade

Essa tecnologia para as empresas de contabilidade traz inúmeros impactos positivos. Isso se dá pois a blockchain atua como um livro-razão que inclui todos os registros dos clientes. 

Com isso, a tecnologia permite atualizar os métodos de faturamento, documentação e processamento de pagamentos de tributos tanto para para empresas e grandes quanto pequenas.

Os 3 principais impactos trazidos pela blockchain no setor de contabilidade são:

Os registros contábeis não são alteráveis

Por a blockchain ser um livro-razão aberto e distribuído que pode registrar as transações entre duas partes de forma eficiente, verificáveis e permanentes.

Uma vez registrados, os dados de qualquer bloco compõem uma cadeia em que não podem ser modificados retroativamente sem a alteração de todos os blocos subsequentes, evitando fraudes e sonegação.

O blockchain reduz riscos de erros

O blockchain torna os processos contábeis mais confiáveis, uma vez que as informações não podem ser modificadas.

Além disso, essa tecnologia reduz  a possibilidade de erro na hora de fazer uma auditoria e permite o gerenciamento mais fácil dos critérios de segurança, visto que é criptografada.

Se os agentes de uma determinada transação, por exemplo, nos itens contas a pagar ou a receber, forem identificados, tanto a data quanto a hora da transação serão verificadas. Assim os dados associados serão protegidos.

Contabilidade em tempo real

Os dados contidos na blockchain são atualizados em tempo real. Outra coisa importante é que os usuários podem verificar e auditar transações sem necessidade de um intermediário. 

Como a tecnologia blockchain pode afetar os meus clientes?

O uso do blockchain pode ser benéfico para os seus clientes quando é aplicado a processos burocráticos. Por funcionar em tempo real e proporcionar agilidade nas transações, a aplicação do blockchain nas empresas otimiza o tempo disponível dos colaboradores.

Com isso, é possível redirecionar o foco para outras áreas que exigem mais dedicação tanto dos gestores.

Além disso, a tecnologia tem o potencial de reduzir riscos: os controles feitos em papel passam a ser digitais e são armazenados nestes blocos seguros. Sendo impossível perder informações ou fazer qualquer tipo de violação nos registros.

Quais são as mudanças para a contabilidade?

Com esta inovação, os papéis da contabilidade e da auditoria começam a evoluir ainda mais. Se os registros contábeis são armazenados de forma muito mais segura e longe da possibilidade de violação, o trabalho dos contadores será voltado para a mediação, certificando que os dados corretos estão sendo registrados.

Com todas as informações sendo armazenadas digitalmente, o uso do livro-razão se tornará obsoleto.

Outro ponto é que esta forma de armazenamento de dados também elimina a necessidade de ambas as partes fazerem registros da transação em seus próprios sistemas, já que a informação é compartilhada.

Por fim, outro benefício poderá ser observado quando os órgãos governamentais começarem a reconhecer o valor legal das informações registradas no blockchain.

Com isso, alguns processos serão cada vez mais ágeis, tal como o de abertura de empresas, formalização de contratos e autenticação de documentos, por exemplo, serão cada vez mais ágeis.

Como se preparar para esta tecnologia?

As empresas de contabilidade precisam se preparar para a adoção de novas tecnologias e ferramentas, e estejam abertas para as mudanças. 

Isso não significa abandonar os processos tradicionais, mas sim reconhecer novas formas de executar as tarefas.

As grandes empresas multinacionais de serviços de auditoria e contabilidade já estão desenvolvendo pesquisas sobre a aplicabilidade do blockchain nos processos contábeis, ou seja, há a possibilidade de que as mudanças no setor não demorem muito para chegar.

Além disso, é imprescindível se capacitar cada vez mais com cursos que visam sobre os conceitos básicos da cadeia de blocos e que são suficientes para expandir seus conhecimentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *