
Armazenamento de energia – Conheça essa importante tendência
O armazenamento de energia tem tudo para se tornar uma realidade no Brasil. Com o avanço de energias limpas, especialmente a matriz fotovoltaica, surge a necessidade de corrigir pequenas desvantagens dessas matrizes que dependem dos fenômenos da natureza.
Quem utiliza matrizes energéticas limpas, como eólica e fotovoltaica, sabem que a capacidade dos geradores varia a depender do tempo. Em dias com ventos fortes e luzes intensas, a produção energética vai além do necessário à empresa ou residência. Ao mesmo tempo, em períodos sem eventos mais intensos, a produção energética é reduzida, o que força uma procura pela matriz elétrica tradicional.
No entanto, a ideia de armazenar energia chama atenção por suas inúmeras implicações. Por exemplo, a possibilidade de adquirir energia quando os preços ficarem menores e revender quando o consumo estiver reduzido e o preço em alta, gerando receita a quem armazena.
Para explicar o que é e a importância do armazenamento de energia hoje e nos próximos anos, nós da Sox Consult preparamos este conteúdo. Caso queira saber mais, fique conosco nesta leitura!
O que é armazenamento de energia?
Os sistemas de armazenamento de energia são equipamentos capazes de guardar a energia elétrica de geradores ou até mesmo da rede elétrica. Na prática, você armazena a energia e a utiliza futuramente como bem entender!
Considere que você possui um galpão logístico com diferentes geradores de energia fotovoltaica. Em pleno verão, você produz mais energia do que o necessário. A energia sobressalente pode ser armazenada com o equipamento de armazenamento e empregada no seu negócio meses à frente. Caso queira, também é possível vender a energia à companhia elétrica.
Quais são as possibilidades ao armazenar energia elétrica?
Há diferentes implicações que surgem com a possibilidade de armazenar energia, como gerar receita, facilitar a expansão de matrizes limpas, diminuir restrições de usinas e, acima de tudo, acelerar a expansão na transmissão e distribuição de energia no país.
Como explicado mais acima, o armazenamento de energia permitirá que os donos de geradores guardem e vendem a energia acumulada quando for mais vantajoso. Inclusive, será possível comprar energia quando estiver barata e revendê-la com preços atualizados.
Outro ponto importante está no avanço da popularidade de matrizes limpas, agora sem os riscos sujeitos à imprevisibilidade do clima. Isto é, desta vez as empresas podem armazenar energia e aumentar a capacidade quando o tempo não ajudar na produção elétrica.
Porém, o grande destaque do armazenamento de eletricidade para os próximos anos considera a expansão na transmissão e na distribuição de energia elétrica no país, principalmente quando consideramos os compromissos de energia limpa dos próximos anos.
Porquê o armazenamento de energia é uma tendência
O armazenamento de energia é uma tendência para os próximos anos e deve se consolidar rapidamente no país após a sua regulamentação. Hoje, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) estuda como regulamentar essa novidade, além de tratar o tema como prioridade da agenda regulatória.
Muito dessa empolgação é resultado da demanda por energia limpa e da facilidade em distribuir recursos energéticos através deste novo sistema. Vale lembrar que o Brasil tem um compromisso na descarbonização das matrizes energéticas. Para isso, a energia limpa precisa ser implementada!