#01 SOX BLOG Azul

Planejamento tributário: entenda sua importância

O sistema tributário brasileiro é considerado um dos mais complexos e burocráticos do mundo – e também um dos mais dinâmicos, com mudanças diárias nas diferentes esferas da administração pública. Para que as empresas consigam transitar por este cenário tão diverso, uma das medidas mais importantes é a realização de um planejamento tributário detalhado.

O planejamento tributário consiste em buscar a otimização da carga tributária a que estão submetidas as organizações empresariais. É uma rotina indispensável para todas as empresas, à medida que permite buscar o melhor enquadramento tributário possível – e, dessa forma, contribuir de forma decisiva com o crescimento e a sustentabilidade do negócio.

É preciso, contudo, que haja cuidados. Gerir uma empresa envolve compliance, ou seja, o cumprimento de uma série de obrigações fiscais e tributárias. O planejamento tributário, quando feito da forma correta, precisará levar em conta esses compromissos previstos em lei, como forma de não expor a empresa a riscos.

Quer entender melhor sobre o planejamento tributário, sua importância e como ele pode ajudar o seu negócio? Continue a leitura.

Entenda do que se trata o planejamento tributário

O termo se refere ao conjunto de ações e estratégias que visam avaliar os aspectos legais e tributários que são especificidades de cada negócio. A análise parte do segmento de atividade, a formatação legal e societária do negócio, sua margem de lucro, folha de pagamento, fluxo de despesas, dentre outros elementos.

A partir do conjunto de dados analisados, é possível traçar um plano que tem, em suma, dois objetivos: obtenção e manutenção do compliance, e otimização da carga tributária.

Seguindo esses dois objetivos, o planejamento tributário pode ser dividido em duas principais modalidades: operacional e estratégico. A primeira modalidade consiste na definição de processos internos para que todas as exigências legais sejam cumpridas, alcançando compliance. O planejamento tributário estratégico, por sua vez, é definido pelo estudo detalhado do negócio, buscando identificar qual o melhor regime tributário para suas operações, proporcionando à empresa a redução da carga tributária, com a correspondente otimização de processos e prevenção contra sanções fiscalizatórias.

Desse modo, o planejamento tributário ultrapassa o cumprimento das obrigações, pois também inclui análise, estudo, checagem e verificação de todas as formas de tributação que podem abranger o negócio.

Saiba por que a sua empresa precisa do planejamento tributário

Como mencionamos no início deste texto, o sistema de tributação do Brasil é complexo e dinâmico, apresentando ainda uma das cargas tributárias mais altas do mundo.

As organizações que investem neste planejamento conseguem reduzir impostos, e com isso passam a apresentar maior competitividade. Em essência, é uma forma legal de aliviar a carga tributária do negócio e atuar como uma ferramenta para a tomada de decisão. Veja seus principais benefícios:

Redução de custos

Uma das vantagens mais notáveis do planejamento tributário, sem dúvidas, é a redução de custos. Ao identificar o melhor regime tributário para a empresa, é possível conhecer as melhores oportunidades de isenções fiscais, evitar fatos geradores de tributos e cobranças de multas.

Como efeito, é natural que haja drástica redução da ocorrência de multas aplicadas por conta de descumprimento ou sonegação, o que contribui também para um melhor cenário financeiro.

Aproveitamento dos créditos fiscais

A recuperação dos créditos fiscais também é outro benefício do planejamento tributário. Fazer bom proveito do IPI ou PIS/COFINS, por exemplo, é possível em alguns segmentos de negócio.

O pagamento dos impostos dentro do prazo também pode gerar créditos que diminuem a tributação no curto e médio prazo.

Simplificação na contabilidade

Organizar as obrigações e deixá-las todas em dia é uma forma de tornar a contabilidade da empresa mais simples. Com isso, dá para criar um calendário com todos os pagamentos e valores que devem ser feitos, por exemplo.

Sem contar que a escolha do melhor regime tributário também diminui os números de processos e, até mesmo, algumas obrigações acessórias. As tarefas, dessa forma, com essa previsibilidade, demandam menos esforços e complicações.

Previsibilidade do negócio

Diante das instabilidades econômicas do país, todo negócio é suscetível a momentos ruins. Conseguir se antecipar e se preparar para essas situações é crucial para que os impactos financeiros sejam reduzidos.

O planejamento tributário auxilia no conhecimento dos riscos e cenários que podem ser enfrentados futuramente. Com ele, também dá para realizar simulações tributárias e traçar ações e medidas que deverão ser tomadas.

Enquadramento legal da atividade econômica da empresa

Existem impostos que são calculados a partir da atividade econômica realizada pela empresa. E é por esse motivo que suas atividades precisam ser definida de forma assertiva e correta, com o devido reflexo no CNPJ.

O planejamento tributário cuida também desse aspecto, fazendo com que o enquadramento legal seja direcionado para a melhor carga tributária possível, considerando os limites da legislação tributária vigente.

Competitividade da empresa

A partir da redução dos custos, a empresa consegue investir em recursos que são mais relevantes para aumentar a competitividade no mercado e posicionar a empresa de modo que ela saia à frente da concorrência. 

Em alguns casos, inclusive, o planejamento tributário também proporciona uma visão ampla do negócio em relação a todos os custos envolvidos nas etapas, como frete e demais despesas. Isso permite um reestudo da própria estrutura do negócio, partindo do seu enquadramento legal. Dessa forma, naturalmente a competitividade do negócio aumentará de forma significativa.

Veja como investir no planejamento tributário hoje mesmo

Até aqui, vimos o quanto é importante investir no planejamento tributário devido a todos os benefícios que ele proporciona ao negócio. Mas por onde começar esse processo? O primeiro passo é, sem dúvidas, contar com o apoio de especialistas no segmento.

Para realizar seu planejamento tributário com assertividade e efetividade, conte com os executivos da Sox Consult. Nossa equipe multidisciplinar de especialistas possui grande experiência na realização de planejamento tributário para empresas dos mais diversos segmentos, com precisão e segurança.

Converse com nossa equipe hoje mesmo, e garanta um futuro de maior competitividade e segurança jurídica e tributária com a Sox Consult.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.