#04 SOX BLOG SOCIALPOST 1200X628 (2)

Contabilidade enquanto elemento estratégico

A ciência contábil sempre mesclou valores e princípios irrevogáveis, como a ética, com a capacidade de apresentar sempre respostas aos novos desafios tecnológicos. A contabilidade fundamentalmente exerce a função de ferramenta poderosa de gerenciamento de recursos de uma organização empresarial – e, como tal, deve atuar como importante fonte de dados estratégicos, que irão suportar os processos decisórios de sua alta gestão.

Para saber mais sobre como a contabilidade pode ir além, garantindo uma visão holística do seu negócio com assertividade e agilidade, prossiga com a leitura.

Contabilidade na prática

A contabilidade é a ciência responsável pelo estudo e aplicação de orientações, controle e registro relativos aos aspectos administrativos e econômicos de uma corporação. Essa definição, dada pelo Congresso Brasileiro de Contabilidade, guarda enorme importância. E, em contrapartida, percebe-se que grande parte do empresariado trata a contabilidade como um relatório – ou seja, como fim da informação, quando na verdade a contabilidade é a fonte definitiva de dados estratégicos. 

Na prática, o que percebemos é que os negócios de sucesso, invariavelmente procuram se apoiar nos dados produzidos a partir das análises contábeis, para suportar seus processos de tomada de decisão. Uma empresa de sucesso, em geral, utiliza as informações e os relatórios provenientes da contabilidade para escolher alternativas. 

Na prática, documentos como Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício, Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados e Demonstração de Origens e Aplicação de Recursos são fontes de dados indispensáveis à alta gestão das empresas. Tornando assim, a sua gestão mais clara e previsível, com fatos matemáticos à sua frente.

Utilizando estrategicamente a contabilidade

De acordo com o IBGE, 60% das empresas fecham com menos de 5 anos de atividade. Em um país com tamanha complexidade fiscal, e com uma elevada carga tributária, é fácil atribuir culpa aos excessos regulatórios e à voracidade fiscal da administração pública. Mas, em muitos casos, essa mortandade se deve à falta de planejamento e à má gestão financeira. 

Para garantir que a sua empresa não entre para essa triste estatística, é preciso estabelecer processos e rotinas de gestão financeira, e também garantir que haja conformidade com a legislação fiscal vigente. Para essas duas demandas vitais, o papel do contador é absolutamente fundamental.

É na controladoria que os processos de gestão serão postos à prova, de forma continuada, tornando possível aferir e verificar a validade e a efetividade desses processos. E é também a disciplina e a aderência no cumprimento desses processos, que será possível ter uma visão abrangente do estado real dos números da empresa.

A rotina deste setor é mais complexa e detalhada do que inicialmente pode parecer. No que tange à gestão tributária, por exemplo, são mais de 160 obrigações que devem ser cumpridas à risca e entregues dentro dos prazos já estipulados pela legislação brasileira.

É também nesse momento em que será possível realizar um cruzamento de informações e assim o especialista pode analisar e oferecer sugestões, previsões e resultados ainda mais consistentes ao empreendedor. 

Contabilidade segura e simplificada

Sem dúvida alguma, o estudo e análise contábil deve ser uma prioridade para que se torne possível realizar planejamentos empresariais de longo prazo. Desse modo, números e dados coletados se transformam em ferramentas para criação de estratégias, controle patrimonial e assim direcionamento para tomada de decisão. 

Para ter acesso a uma gestão contábil que propicie a visão do todo para a gestão positiva do seu negócio, conte com a Sox Consult. Nossa equipe de especialistas possui a experiência e as ferramentas tecnológicas de que você precisa um acompanhamento completo, com excelência e praticidade. Assim você confia sua gestão de controladoria a quem entende do assunto, e passa a focar com tranquilidade no que você faz de melhor.

Entre em contato hoje mesmo com nossa equipe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *