ESG e o seu negócio
ESG. Essa é a sigla para Environmental, Social and Corporate Governance, e representa uma série de métricas relacionadas a ativos intangíveis dentro da empresa, que formam uma espécie de pontuação social da organização empresarial.
As práticas ESG representam a consciência social da empresa, representando sua postura corporativa, e como esta se coloca e interage com a sociedade no que concerne à responsabilidade social, à transparência e ao cumprimento das leis, e à proteção ao meio ambiente.
Para saber mais sobre como as práticas ESG se relacionam com o seu negócio, prossiga com a leitura.
ESG na prática
Meio ambiente: Independentemente da sua área de atuação, uma empresa atualmente precisa buscar formas de minimizar o impacto de suas ações no meio ambiente. Essa necessidade parte da percepção, por parte da sociedade civil, de que não somente os indivíduos contribuem para a degradação dos ecossistemas, mas também as organizações empresariais.
Diante desse cenário, a expectativa por parte da sociedade civil é a de que as empresas se posicionem de forma clara quanto a agendas e demandas como aquecimento global, emissão de carbono, poluição do ar e da água, biodiversidade, desmatamento, eficiência energética, gestão de resíduos e escassez de água.
Responsabilidade social: Aqui, a palavra-chave é diversidade. Atualmente, as empresas são chamadas a exercerem, ante a sociedade como um todo, suas atividades tendo em mente o impacto social de suas ações. A tônica, nesse tópico, é a relação direta da marca com indivíduos e coletividade.
Nesse valor, a busca na prática é pela satisfação dos clientes, proteção de dados e privacidade, diversidade da equipe, engajamento dos funcionários, relacionamento com a comunidade, respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.
Governança ou administração – Uma liderança de responsabilidade, busca um ambiente corporativo com mais justiça e responsável pelo bem estar das pessoas em seu entorno e manter os melhores processos de gestão.
Essas ações envolvem: composição do conselho, estrutura do comitê de auditoria, conduta corporativa, remuneração dos executivos, relação com entidades do governo e políticos e existência de um canal de denúncias.
Utilizar esses critérios para orientar as suas decisões, como para investimentos é a forma mais segura e eficaz de aplicar a ESG.
ESG no seu negócio
Como empreendedor, buscar essas ações para seu negócio é a melhor maneira de se posicionar com responsabilidade e respeito ao consumidor. A postura adotada pela corporação atualmente é relevante para o mercado como um todo e aumenta a competitividade da sua empresa.
Entretanto, é necessário investir em diversas áreas para aderir a ESG dentro do seu negócio e então ver o resultado de volta. Não é fácil ver essa inovação sem adicionar valores relevantes para que as mudanças venham trazendo um melhor posicionamento financeiro.
Nesse ínterim, o compliance fiscal é parte fundamental desse conjunto de coisas, à medida que representa o cumprimento das obrigações tributárias da organização. Dessa forma, a arrecadação das empresas passa a estar inserida em um contexto de interação com a administração pública, sendo esta um ente da ação social ampla.
Nesse sentido, a garantia do compliance se torna uma ferramenta importante para que haja governança efetiva. E, como parte desse novo cenário, o compliance fiscal ganha importância ainda maior do que já tinha. Se no passado a questão fiscal ficava restrita a segmentos dentro da empresa, hoje a tendência é que haja maior transparência nesse sentido, de forma voluntária.
Na Sox Consult, o compliance fiscal e a transparência são pontos fundamentais na relação com nossos clientes e stakeholders. É um elemento que define nossa busca por excelência tributária, em um conjunto que compreende desde a capacitação de nossos colaboradores, até as rotinas de planejamento tributário que realizamos para nossos clientes.
Para conhecer mais sobre o papel do compliance e da contabilidade no panorama ESG, converse com os executivos da Sox Consult.