A importância da auditoria contábil para sua gestão
O que é auditoria
A auditoria é o cuidadoso e sistemático processo em que todas as atividades desenvolvidas por uma empresa são analisadas.
Esse processo examina minuciosamente os registros e documentos da empresa, com o objetivo de verificar se as informações estão corretas, se existe alguma alteração ou correção a ser feita.
Além de analisar a contabilidade e as finanças, a auditoria também investiga os procedimentos administrativos, técnicos e éticos.
Quais empresas podem ser auditadas
O processo de auditoria pode acontecer em qualquer empresa, seja de médio, pequeno ou grande porte.
Isso é uma forma de conhecer profundamente seu negócio. Com ele, você terá mais facilidade para realizar uma gestão financeira eficiente — essencial para fazer investimentos com mais segurança.
Entre as informações que podem ser auditadas, temos:
- Balanço patrimonial;
- Demonstração de fluxo de caixa;
- Resultadas dos exercícios financeiros anteriores;
- Processos internos.
Auditoria Interna e Externa
Existem duas formas de auditar, de forma interna e externa.
Interna
A auditoria interna, como o próprio nome já diz, é feita por empregados da própria empresa.
Essa auditoria é uma técnica de revisão, uma forma de assegurar e proteger procedimentos e encontrar pontos que fogem à conformidade processual estabelecida pela empresa.
O principal objetivo é analisar a atuação da empresa em todos os setores, focando em identificar os erros e acertos da empresa.
Externa
Já a auditoria externa é feita por uma empresa independente e nela são examinadas as demonstrações financeiras.
Esse processo tem como objetivo atestar pela integridade e veracidade dos registros contábeis de acordo com as normas vigentes.
Trazendo mais confiabilidade aos registros contábeis e financeiros e colabora para o desenvolvimento da governança corporativa, promovendo conhecimentos, adequações e monitoramento nas atividades da empresa.
Tipos de Auditoria
Além das auditoria internas e externas, esse processo pode ser divididos em tipos, sendo os principais:
Auditoria Financeira
Essa auditoria é responsável por analisar se o patrimônio da empresa está sendo bem gerido.
Além disso, ainda tem como objetivo revisar as demonstrações financeiras para assegurar a fidelidade dos registros.
Auditoria Operacional
Essa, especificamente, atua apenas na área administrativa, sendo essencial no cumprimento de metas e objetivos da empresa, já que possui o objetivo de detectar falhas e ineficiências.
Auditoria de Venda
O processo de auditoria de venda consiste em analisar e promover diagnósticos precisos na atividade comercial da empresa, ou seja, ela avalia a eficácia de tudo que está relacionada a vendas.
Auditoria de qualidade
Por fim, a auditoria de qualidade é uma análise dos sistemas, processos, produtos e serviços e tem a finalidade de prevenir e corrigir problemas, de forma a aprimorar o controle de qualidade interno.
Importância da auditoria
A principal importância do processo de auditoria é o detalhamento da realidade da organização. Sendo possível monitorar as finanças de uma forma bem minuciosa.
Também é possível evitar problemas com a fiscalização, já que toda a documentação estará em ordem, assim como todas as transações financeiras.
Além disso, com uma auditoria bem feita, você consegue perceber quais são os pontos de falhas da sua empresa, o que possibilita um estudo sobre novas estratégias e novas formas de ação.
Ela age como uma espécie de consultor para conter os erros e otimizar o modus operandi adotado pela instituição Agindo como um juiz, não demonstrando parcialidade em suas análises e apontando as responsabilidades de cada profissional de forma isenta.
Conclusão
Procurar por meios de melhorar os negócios é imprescindível para a empresa crescer sem problemas tributários, falhas e fraudes.
Sendo assim, não há momento para vacilar. Buscar auxílio de uma empresa contábil é sempre a resposta ideal para qualquer negócio.
Então, seja qual for o ramo de atuação e o tamanho do seu negócio, conta com a Sox Consult.