11 BLOG SOX 1200X628

Open Banking e a contabilidade

O Open Banking veio para revolucionar ainda mais a vida financeira dos brasileiros. Mas você sabe o que é, exatamente, essa tecnologia? No artigo de hoje vamos esclarecer suas dúvidas e demonstrar como a contabilidade da sua empresa pode ser afetada por esse sistema.

O que é Open Bank?

Também chamado de Sistema Financeiro Aberto, o Open Bank foi regulamentado pelo Banco Central, junto ao Conselho Monetário Nacional, no dia 1º de maio de 2020. Na prática, ele é um conjunto de regras alinhadas a certas tecnologias, que permite o compartilhamento de dados dos clientes entre instituições financeiras por meio da integração de sistemas.

O compartilhamento de dados é feito de maneira segura e criptografada através de Interfaces de Programação de Aplicação – também conhecidas por APIs. A distribuição das informações só ocorre com a permissão do usuário. O consumidor pode ou não autorizar os bancos a compartilharem com outras organizações os dados das transações financeiras.

O Open Bank já é uma realidade em diversos países, como Reino Unido, Alemanha e Austrália, e recentemente chegou prometendo uma revolução no mercado brasileiro. Por esse motivo, é essencial que o seu contador compreenda suas normativas e como ele pode servir à sua empresa. 

As vantagens do Open Bank

Um dos maiores benefícios do compartilhamento de dados via Open Bank é o aumento da competitividade no setor bancário.

Com a transparência de sistemas,  tende-se à melhoria da experiência do cliente, facilitando a criação de outras soluções e serviços que possam servir consumidores e empresas. 

Abaixo elencamos alguns benefícios que Sistema Financeiro Aberto pode oferecer ao seu negócio:

  • Automação de tarefas: o Open Bank torna possível a significativa economia de tempo, já que com um click se tem acesso a informações que, antes do advento dessa tecnologia, só seria realizado manualmente.
  • Redução de erros – O compartilhamento automatizado de informações implica em uma redução considerável de erros de preenchimento de dados, desenvolvimento de cálculos, etc.
  • Controle de dados – O serviço permitirá que os contadores tenham fácil acesso aos dados e movimentações bancárias dos clientes, o que permite maior controle das finanças do seu negócio.
  • Economia – O Open Banking promove a diminuição de custos, pois com a utilização de APIs, há uma redução considerável no número de intermediários para realizar diversos processos burocráticos. 
  • Mobilidade e autonomia – O serviço ainda garante ampla liberdade para os consumidores escolherem produtos financeiros e até mudarem de banco de forma muito mais fácil, por exemplo. 
  • Mais propostas de serviços – O sistema possibilita que o contador utilize as informações do cliente para receber propostas, como ofertas de crédito de várias instituições. A maior concorrência entre elas fará com que o profissional consiga analisar rapidamente o que mais proporciona economia para o cliente.

Como o Open Banking pode ajudar na Contabilidade?

No artigo “Contabilidade como elemento estratégico“,  deixamos clara a importância de uma assessoria contábil competente para assertividade do seu negócio. É essencial que os profissionais de contabilidade se atualizem no contexto de modernização do mercado.

Conectar a contabilidade às inovações simplificadoras permite às empresas serem cada vez mais competitivas. Com a burocracia na mão de alguém de confiança, seus esforços podem ser direcionados a trazer soluções cada vez melhores para o consumidor.

Na era do Open Banking as contabilidades digitais já estão um passo à frente, devido ao nível de tecnologia exigido para a aplicação do Sistema. Como demonstramos no artigo de hoje, a automatização de processos e a maior quantidade de informações padronizadas sobre o usuário dará às contabilidades a possibilidade de oferecer mais qualidade e agilidade nos serviços prestados. 

Conte com a Sox Consult para elevar sua contabilidade aos melhores padrões internacionais. Agende conosco uma reunião e te explicaremos em detalhes algumas inovações que podem acelerar o seu negócio. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *