Drex – Apresentando a Criptomoeda Nacional
O Drex está prestes a se tornar a versão nacional do Bitcoin. Isso mesmo; o Brasil terá sua própria moeda digital, seguindo os passos das criptomoedas populares, com exceção do sistema de controle e gestão descentralizada. Isso proporcionará às empresas e aos indivíduos uma nova maneira de realizar transações financeiras.
Essa notícia é especialmente empolgante para as empresas. Ao contrário do Real tradicional, a futura moeda digital brasileira será regulada apenas pelo Banco Central (BACEN) e prontamente aceita em carteiras digitais (exchanges). Isso deve facilitar ainda mais a globalização para as empresas brasileiras.
Apesar do entusiasmo em torno desse desenvolvimento, a criptomoeda nacional Drex ainda gera muitas dúvidas para as pessoas e, principalmente, para os empreendedores. É por isso que a Sox preparou este conteúdo exclusivo sobre o assunto!
O que é o Drex, a criptomoeda do Brasil?
O Drex será a inovadora criptomoeda do Brasil, com uma taxa de câmbio igual ao Real brasileiro. Baseado na tecnologia blockchain, esse ativo criptográfico utilizará contratos inteligentes, que definem diretrizes de auto execução e conformidade com as regras. Será aceito em exchanges e não sofrerá flutuações de preço.
No entanto, ao contrário de outras criptomoedas populares como o Bitcoin, Ethereum, Litecoin, etc., a moeda digital brasileira não será descentralizada. Nesse caso, a criptomoeda estará sob a supervisão do Banco Central, se encaixando na categoria de Moedas Digitais do Banco Central (CBDC), um conceito inovador.
Como funciona a criptomoeda Drex do Brasil?
A criptomoeda brasileira Drex será transacionada como uma CBDC por meio da blockchain e terá uma paridade de 1 para 1 com o Real. Ao contrário da maioria das outras criptomoedas, que operam de forma descentralizada, a criptomoeda nacional será centralizada sob a supervisão do BACEN e não sofrerá tantas flutuações de preço.
Além de sua natureza centralizada e da paridade de 1 para 1 com o Real, a criptomoeda incorporará o uso de contratos inteligentes. Popularizados pelo Ethereum, os contratos inteligentes permitem a auto execução com base nos acordos entre as partes.
Qual é o impacto do Drex nas empresas?
Acredita-se que a introdução da criptomoeda Drex terá impacto em todas as empresas, sendo as empresas do setor financeiro as mais suscetíveis a mudanças. Nesse caso, essas entidades precisarão estabelecer sistemas compatíveis com a nova moeda e garantir transações seguras para as empresas.
Para empresas de vários outros setores, a chegada da criptomoeda pode ser o catalisador necessário para eliminar barreiras globais e facilitar o uso do Real. O Banco Central promete que o Drex será compatível com as exchanges e oferecerá baixos custos de transação.
Quando a moeda digital Drex será lançada?
Ainda em estágios preliminares, a criptomoeda brasileira Drex está programada para ser lançada em maio de 2024, ficando disponível para indivíduos e empresas até o final de 2024. Até lá, é aconselhável acompanhar de perto as atualizações e planejar para as várias possibilidades que esse novo lançamento trará!